Comprei meu Kinect. A caixa é bonita, o padrão de cores acertou na combinação e o aparelho é fantástico. Apesar de ser um entusiasta do aparelho, eu duvidava do seu funcionamento, de que fosse capaz de reconhecer faces ou de obedecer a comandos de voz. Preocupação à toa. Tudo funciona conforme prometido. É umótimo investimento neste final de ano.
Testei o Kinect na loja de um amigo no Rio. Ele tem uma assistência técnica lá e a cada cliente que chevaga, ele apresentava o Kinect como se fosse um filho e todos queriam apertar a bochecha do "rebento". Ele já tinha alguns jogos lá e aos poucos fomos testando um a um. O Kinect Adventures, que acompanha o produto, tem vários mini-games. Ah, preparem-se para a avalanchede jogos parecidos. Assim como no Wii, todos querem aproveitar e lançar seu jogo de dança ou de esportes. É até compreensível, visto que são os jogos mais fáceis de se movimentar. Desnecessário dizer, que os mais hardcore esperam pela chance de fingir atirar e jogar uma granada. Por todos os jogos que já testei no Kinect, é com grande satisfação que afirmo: tudo isso é possível.
Num jogo de guerra, o que podemos fazer? Andar, correr, atirar, bater, lançar granadas, se esconder. Kinect Sports permite correr ou andar e pular. No novo jogo do bruxo Harry Potter e em Kinect Animals, consegui jogar uma garrafa com poção mágica e bolas, respectivamente. Kinect Adventures algumas partes temos que nos abaixar. E finalmente Fighters Uncaged podemos distribuir socos, chutes, rasteiras, cabeçadas, cotoveladas e joelhadas. A variedade de movimentos que a câmera reconhece são das mais variadas. Poderia até soltar um Hadouken (Kinect Joy Ride, ao acionar o turbo), pois o aparelho reconhece não só os movimentos para os lados, mas também os de profundidade. Basta agora uma empresa fazer um bom jogo que utilize tudo isso.
O "jogo" que mais me movimentei e que não incluí acima, na verdade não é um jogo e sim um instrutor de exercícios. E pasmem, também funciona. Em menos de 20 minutos, o jogo acusou uma queima de 151 calorias com os exercícios feitos por mim. Não há como medir peso ou batimentos (já saiu um jogo da Eletronic Arts que manda uma espécie de relógio que mede os batimentos) e nem informar que estou usando pesos para aumentar o resultado. Nenhum aparelho no mundo consegue fazer também, mas o jogo aconselha o uso de pesos para maiores resultados. Ele primeiro faz um mini-questionário para saber da vida do jogador. se faz exercícios, etc, tudo para preparar a primeira rodada de exercícios e grau de dificuldade.
Avaliando isso, resolvi começar um programa diário de exercícios e ver o quanto perco em 3 semanas.
Amanhã postarei os dados iniciais e se possível, fotos.
Quanto ao Kinect, guardem um $$ e comprem.